O surgimento dos Mangás e HQ
Os mangas ou quadrinhos japoneses, como os seres humanos, também sofreram diversas transformações. Sua evolução cresceu de forma tão inesperada que atingiu outros países.
No começo da Idade Média no Japão, eram produzidos desenhos pintados sobre rolos de papel de arroz, onde eram contadas histórias de importantes acontecimentos. Com o passar do tempo, já alcançando o período Edo, os pergaminhos japoneses passaram a ser ilustrado com imagens de forma caricatural, ou seja, as formas humanas eram representadas de maneira exageradas, mais, tinham como tema a vida urbana, as classes sociais, a natureza fantástica e a personificação dos animais dando assim, um grande salto cultural, e o surgimento dos primeiros quadrinhos.
Na era nipônica, chamada Meiji, as inovações começaram a ocorrer em várias áreas, inclusive no lado artístico e jornalístico, com as muitas chegadas dos estrangeiros, principalmente os vindos da Europa. Foi neste cenário que os japoneses conheceram as primeiras revistas de humor de moldes ingleses e franceses.
Após alguns longos anos, é que o manga teve o nome adotado e consagrado através do desenhista Rakuten Kitazawa, (considerado o pai da moderna manga), que recebeu a influência do inglês Charles Wirgman na edição da revista The Japan Punch, trazendo para o meio jornalístico os moldes da imprensa britânica. Uma delas foi as charges políticas que fascinaram os japoneses. Foi com o grande sucesso das charges que surgiram as primeiras revistas japonesas de humor, pelo escritor Marumaru Shimbum. Com o crescimento desse sucesso que os japoneses começaram a trocaram o pincel pela pena, fazendo que os quadrinhos tomassem rumos diferentes no Japão.
Mangas
No fim da Segunda Guerra Mundial o manga teve algumas modificações em sua estrutura editorial, suas edições se voltavam ao público mais adolescente. Neste período o país ainda se recuperava dos danos da guerra, por isso cada setor detinha de poucos recursos materiais e financeiros, sendo que cada um, se adaptasse como pudesse. O manga teve que utilizar o papel jornal como alternativa criando as revistas HQ.
Hoje no Japão há cerca de centenas de editores de HQ e mangas. Algumas delas usam alguns segmentos de faixa etária, para suas criações, essas categorias principais são:
1- Revistas infantis se denominam shogaku e possuem uma variedade imensa de temas abordados que vão desde assuntos escolares, hobbies e até conselhos úteis aos mini leitores.
2- Revistas femininas denominadas shojo - ela descreve a fase da adolescência, histórias com enredos melodramáticos e de romantismo. Tendo como foco amores impossíveis, separações e rivalidades entre amigas.
3- Revistas masculinas denominadas shonen tendo como público rapazes adolescentes. Seu conteúdo, além dos quadrinhos, apresenta reportagens sobre esportes, artistas da época, competição entre escolas e novidades na área de brinquedos, robôs e vídeo games. Incluindo também samurais invencíveis, esportista perseverante, profissionalismo e competição.
4- Revistas unissex - denominadas hentai - direcionada ao público mais velho. Seu conteúdo tem característica pornográfica, que retrata situações adultas e nudez leve ou pesada.