Ha centenas de anos, existia uma
sacerdotisa (miko) que levava sua vida lutando contra
demônios (youkais), seu nome era Midoriko.
Devido a inúmeras guerras demônios começaram a aparecer, em milhares, para devorarem os corpos levados pela morte. Muitos monges e senhores da guerras (exterminadores) começaram a exterminar esses demônios, mais apenas poucos entre eles, conseguiam purificar as almas dos youkais e deixá-las puras por completo, uma delas era Midoriko.
De acordo com a filosofia Shinto, todas as criaturas do mundo eram compostas de
quatro almas (shikon). As quatro almas eram,
Arimi-tama (Coragem), Nigimi-tama (Harmonia), Kushimi-tama (Amizade) e Sakimi-tama (Amor). Juntas essas almas ficavam guardadas em um corpo físico ou coração (kokoro).
Acredita-se que quando as quatro almas estão em equilíbrio, tanto o youkai como o humano se tornam bons, mas quando elas não estão equilíbrio tanto o youkai quanto o humano desviam de seu caminho.
Midoriko era tão poderosa que podia exterminar dez youkais com um único golpe e conseguir extrair suas almas e equilibrar as quatro almas anulando a alma maléfica.
Por causa desse poder os youkais a temiam e, a queriam morta. Mais sabiam que se tentassem atacá-la ela os purificariam. Então os demônios decidiram criar uma alma tão maligna e poderosa que seria capaz de enfrentá-la. Para isso, eles encontraram um homem que secretamente amava Midoriko e todos eles o possuíram, criando um youkai supremo.
Quando o
Youkai e Midoriko lutaram, a batalha durou sete dias e sete noites, mas Midoriko esgotou suas forças e o Youkai engoliu seu corpo porém, antes que sua alma fosse sugada de seu corpo ela usou um último golpe e arrancar a alma do youkai e colocá-la dentro se sua própria alma e, em seguida arrancá-la de seu corpo, suas almas unidas foram cristalizadas criando a
Shikon no Tama (Jóia de 4 almas).
Essa joia por possuir duas grandes almas regem o poder
Naohi, a alma pura e benéfica e
Magatsuhi, a alma corrompida e maléfica.
Diz a lenda que as duas almas
(do Youkai e a de Midoriko) ainda permanecem se enfrentando dentro da joia.
Nas mãos de um Youkai maligno ela se torna corrompida (assumindo a cor negra) e nas mão de uma pessoa pura ela se purifica (assumindo a cor rosa).